Organização Curricular

O Curso Técnico de Edificações é um curso profissionalizante de nível médio, com organização curricular própria, independente do Ensino Médio. Está programado em cinco módulos de aprendizagem, articulados e estruturados de acordo com os Referenciais Curriculares do MEC/SEMTEC que analisam o processo de produção da área de Construção Civil dividido nas funções de Planejamento e Projeto, Execução e Manutenção e Restauração. Cada módulo contempla um conjunto de competências e habilidades, visando à construção paulatina do perfil do profissional.

O processo produtivo da Área de Construção Civil está estruturado em três funções básicas, cada uma com suas subfunções:

FUNÇÕES
SUBFUNÇÕES
1 Planejamento e Projeto 1.1 Elaboração de estudos de viabilidade técnico-econômica de empreendimentos, de laudos avaliatórios, de plantas de valores genéricos e pareceres técnicos 1.2 Elaboração de estudos e projetos técnicos. 1.3 Elaboração de planejamento de obras.
2 Execução 2.1 Instalação e gerenciamento do canteiro de obras. 2.2 Execução de obras 2.3 Controle de processos
3 Manutenção e Restauração 3.1 Instalação e gerenciamento de canteiro de obras. 3.2 Execução de obras de manutenção e restauração. 3.3 Controle de processos

Através da análise das competências, habilidades e bases tecnológicas contidas nos Referenciais Curriculares, chegou-se a uma proposta de organização curricular estruturada em cinco módulos de aprendizagem, assim discriminados:

E.1 = entrada através de exame de seleção para candidatos com o 2o grau completo ou cursando a terceira série do Ensino Médio. O aluno ingressa no Módulo I, que não tem terminalidade nem certificação.

E.2 = entrada como portador de diploma de nível técnico, através de análise de currículo e entrevista, caso haja vaga no Módulo V.



Ensino Profissional
 
Edificações
Coordenação/Colegiado