Objetivo

Tem como objetivo geral a formação de profissionais de nível técnico da área química oferecendo uma base de conhecimentos instrumentais, científicos e tecnológicos de forma a desenvolver competências e habilidades específicas, contribuindo com a possível melhoria de sua condição sócio-econômica ao capacitar pessoas de segmentos sociais diversos, para que possam atuar e intervir na cadeia dos processos produtivos locais e nacionais com visão global e sistêmica dos aspectos gerenciais, tecnológicos, ambientais e sócio-econômicos das atividades na área Química.

Perfil profissional de conclusão dos egressos do curso

O Técnico de Analise Química para atuar na área Química deverá ter conhecimento aprofundado de Química, para realizar análises químicas em laboratórios de controle de qualidade de matéria prima, produtos intermediários e dos produtos químicos finais, operar analisadores de processos dispostos em linha, monitorar e controlar plantas piloto químicas em escala de bancada.

A área Química compreende processos físico-químicos nos quais as substâncias puras e os compostos são transformados em produtos. Engloba atividades ligadas à biotecnologia, a laboratórios farmacêuticos, a centros de pesquisa, a laboratórios independentes de análise química e a comercialização de produtos químicos.

Uma característica relevante da área é o alto grau de periculosidade e insalubridade envolvidas nos processos. Isto implica conhecimentos em algumas operações de processos químicos industriais como: destilação, absorção, adsorção, extração, cristalização, filtração, reatores químicos, sistemas de transporte de fluidos, sistemas de utilidades industriais, sistemas de troca térmica e controle de processos

As atividades deste profissional de maior destaque são nas áreas de: petroquímica, refino do petróleo, alimentos e bebidas, papel e celulose, cerâmica, fármacos, cosméticos, têxtil, pigmentos e tintas, vernizes, plásticos, PVC e borrachas, fibras, fertilizantes, cimento, reagentes, matéria prima para a industria química de base, polímeros e compósitos. Destacam-se, também, as atividades de tratamento de efluentes, processos eletroquímicos (galvanoplastia), análises para investigação, inclusive forenses, desenvolvimento de novos materiais para elaboração de novos produtos, para obtenção de matéria prima ou para obter produtos ambientalmente corretos.

O profissional egresso do Curso Técnico de Análise Química deverá atuar de forma pró-ativa nos aspectos: comportamental, interpessoal e profissional. Sua formação será lograda através do desenvolvimento de competências específicas para este tipo de profissional.

O conjunto de competências desenvolvidas no Curso capacita o profissional a controlar a qualidade de matérias-primas, produtos intermediários e finais, coordenar e executar análises químicas e instrumentais em laboratórios e no processo, interpretar resultados de análises, selecionar e aplicar métodos e técnicas de amostragem, manuseio e de análises químicas em diversos tipos de amostras, organizar e controlar o estoque, a armazenagem e a movimentação de matérias-primas, reagentes e produtos, avaliar o impacto ambiental dos procedimentos nas diversas etapas de uma análise química em laboratório e no processo industrial, proceder em acordo com as normas técnicas vigentes relativas à segurança e higiene no ambiente de trabalho, descarte de resíduos, ações para minimizar ou eliminar resíduos nos procedimentos de análise, buscar atualização contínua na sua área de conhecimento.



Ensino Profissional
 
Analista de Processos Industriais Químicos
Objetivo/Perfil