O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica. Seus principais objetivos são:

I. a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

II. a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

III. o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

IV. a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Estrutura curricular:

a) base nacional comum:
A Estrutura curricular do Ensino Médio terá uma base nacional comum com, no mínimo, 75% da sua carga horária total, (ex. Português, Matemática, História, Geografia, Física, Química etc.).
O ensino médio será oferecido, independente da educação profissional, em 03 anos e, ao concluí-lo, o aluno receberá certificado de conclusão do ensino médio (2º grau). A conclusão do ensino médio possibilitará ao educando a continuação dos estudos.

b) parte diversificada:
A estrutura curricular do Ensino Médio terá uma parte diversificada com até 25% da sua carga horária total. Essas disciplinas se caracterizarão pelo seu caráter de formação para o trabalho (ex. Informática, Eletrônica, Administração etc).
O currículo do ensino médio constará de uma parte de preparação básica para o trabalho, através do oferecimento de disciplinas de caráter profissionalizantes cursada na parte diversificada deste currículo.

Carga horária total

a) Mínimo de 200 dias letivos/ano

b) Mínimo de 800 horas/ano

c) Mínimo de 2400 horas/curso

 

Para ingressar no Ensino Médio do CEFET-BA, o candidato deverá ter concluído o Ensino Fundamental e submeter-se a um Exame de Seleção promovido pela Instituição. O Curso tem duração de 03 (três) anos, em regime de seriação anual.

Coordenação do curso:

coem@cefetba.br
Ramal 206



Ensino Médio