Histórico

O sistema federal de educação tecnológica foi implantado entre nós como conseqüência e em atendimento ao desenvolvimento sócio-econômico verificado tanto em escala mundial como nacional. Este sistema tem nos Centros Federais de Educação Tecnológica - CEFETs, seu maior destaque. Os CEFETs se constituem num espaço vivo e dinâmico da educação tecnológica, possibilitando a realização e desenvolvimento dos saberes humanísticos, técnicos e científicos, no sentido da formação profissional e da consolidação da cidadania. Portanto o “modelo CEFET”, mesmo tendo como referência maior a educação tecnológica, não exclui, no seu desenvolvimento, os componente científico e humanístico, bem como a pesquisa e a extensão que formam a sua base educacional.

CEFET O Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia - CEFET-BA, criado pela Lei 8.711, de 28 de setembro de 1993, tem característica marcante e singular em nosso Estado por ser uma entidade que oferece, numa única organização institucional, educação tecnológica profissional em todos os níveis, além de possuir uma estrutura multicampi, com unidades de ensino em diversas regiões estratégicas do Estado da Bahia: a sede em Salvador, uma unidade avançada na cidade de Simões Filho e as Unidades de Ensino Descentralizadas (UNEDs) nas cidades de Barreiras, Eunápolis, Valença e Vitória da Conquista.
O CEFET-BA oferece atualmente cursos de educação tecnológica profissional em todos os níveis deste sistema educacional, conforme estabelece a legislação pertinente: básico (cursos de qualificação, requalificação e reprofissionalização de jovens, adultos e trabalhadores em geral, com qualquer nível de escolarização), técnico (habilitação profissional de nível médio), tecnológico (correspondente ao nível superior na área tecnológica), superior (graduação e pós-graduação) e o Ensino Médio. O ensino no CEFET-BA atinge várias áreas do conhecimento e os seus cursos e currículos seguem uma dinâmica que permite uma constante renovação frente às inovações pedagógico-educacionais, bem como uma integração contínua às mudanças nos processos produtivos (novas tecnologias, sistemas de trabalho e de produção, etc.).
Vivendo uma experiência cada vez mais singular e destacada no trilhar histórico da educação tecnológica em nosso Estado, o Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia se renova e se reestrutura na constante e crescente transformação por que passa a sociedade, perseguindo estrategicamente os caminhos que possibilitem responder pelas questões e demandas da comunidade. CENARIO

UM BREVE HISTÓRICO

A história do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia começa quando, em 02 de junho de 1910, a Escola de Aprendizes Artífices da Bahia foi instalada, provisoriamente, no Edifício do Centro Operário da Bahia, à rua 11 de junho, local próximo ao largo do Relógio de São Pedro (Av. Sete de Setembro).
A Escola de Aprendizes Artífices da Bahia começou a funcionar oferecendo cursos nas oficinas de alfaiataria, encadernação, ferraria, sapataria e marcenaria.

Antiga Fachada Em 1926 a Escola foi transferida para um novo prédio, situado no Barbalho, local onde se encontra até hoje e, a partir de 1930, a Escola, já com nova estrutura predial, passou a contar com as oficinas de tipografia, pautação, encadernação e fototécnica, na Seção de Artes Gráficas; oficinas de marcenaria, carpintaria e vimaria, na Seção de Trabalhos de Madeira; oficinas de mecânica, fundição e serralheria, na Seção de Trabalhos de Metais; e com as oficinas de sapataria, artes decorativas e alfaiataria.
Em 1937 a Instituição passou a ser denominada Liceu Industrial de Salvador.
Em 1942 passou a ser chamada de Escola Técnica de Salvador, em função da aplicação da Lei nº 4.127/42 que estabelecia as bases de organização da rede federal de estabelecimentos de ensino industrial. Nessa época, a Instituição implantou os seus primeiros cursos técnicos: Curso de Desenho de Arquitetura e Desenho de Máquinas e o Curso de Eletrotécnica.

Em 1959, a reforma do ensino industrial, transformou as Escolas Técnicas em autarquias educacionais e, em 1965, com a Lei nº 4.759/65 a Instituição passou a ser denominada de Escola Técnica Federal da Bahia - ETFBA.

Simões Filho Como conseqüência da Reforma Universitária e do impulso desenvolvimentista da época, em 1976, através da Lei 6.344/76, foi criado o Centro de Educação Tecnológica da Bahia – CENTEC.
Em 1993, por força da Lei n° 8.711/93, a ETFBA, juntamente com o CENTEC, se transformaram em Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia – CEFET-BA, dando uma nova dimensão institucional, administrtiva e acadêmica.
Em 1994, o CEFET-BA implanta a sua primeira Unidade de Ensino Descentralizada em Barreiras.
Barreiras
Em 1996, foram implantadas as UNEDs de Valença, Vitória da Conquista e Eunápolis.

Valença . Vitoria da Conquista

Eunápolis

Em 1996, o CEFET-BA deu início a uma grande transformação em sua estrutura acadêmica, como conseqüência da implantação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96 que instituiu uma profunda mudança no sistema organizativo da educação tecnológica profissional.

Em 1999, são implantados os cursos superiores de Engenharia Industrial Elétrica, Engenharia Industrial Mecânica e o de Bacharelado em Administração-Habilitação em Administração Hoteleira. Em 2005, inicia-se a interiorização do Ensino Superior com o curso de Licenciatura em Matemática na Unidade de Ensino de Eunápolis e em 2006 a implantação do curso de Engenharia Elétrica na Unidade de Ensino de Vitória da Conquista.

A partir de 2006, inicia-se o processo de transformação do Campus de Simões Filho em uma nova Unidade de Ensino e a implantação das Unidades de Ensino de Santo Amaro, Porto Seguro e Camaçari.