Objetivos

Perfil Profissional de Conclusão dos Egressos do Curso

O Técnico de Operação de Processos Industriais Químicos deverá ter um conhecimento técnico aprofundado nos diversos processos operacionais da área industrial química principalmente no que diz respeito às diversas operações unitárias envolvidas como destilação, absorção, extração, cristalização, filtração, transporte de fluidos, etc, além de conhecimento em sistemas reacionais, controle de processos e produção de Utilidades Industriais.

Deverá ainda ter capacidade de prestar manutenção emergencial de pequeno porte em algum equipamento ou instrumento que apresente danos e demonstrar condições de conduzir análises químicas em laboratórios de campo; buscar desenvolvimento em tecnologias mais limpas; habilidades em informática e conhecimento em Sistemas de Gestão Integrada. Deve saber expressar-se por escrito e verbalmente; ser criativo, capaz de trabalhar em equipe, tomar decisões, ter visão sistêmica, iniciativa, ética, capacidade crítica, postura cooperativa e liderança ecológica.

No campo de atuação, o Técnico de Operação de Processos Industriais Químicos, poderá atuar em indústria de refino de petróleo, como também em indústria química, petroquímica, dentre outras.

A atual proposta aqui exposta é a caracterização de um novo modelo de organização curricular de nível médio que privilegia as exigências de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e mutante, no sentido de oferecer à sociedade uma formação profissional de bom nível, com duração compatível com os ciclos tecnológicos e, principalmente, mais inter-relacionada com a atualidade dos requisitos profissionais.



Ensino Profissional
 
Operador de Processos Industriais
Objetivo/Perfil