EXTENSÃO

A Extensão tem sido compreendida como um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a instituição de ensino e a sociedade. Deve ser realizada considerando o compromisso social da Instituição Pública empenhada no equacionamento das questões que afligem a maioria da população ( I Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras).

O CEFET-BA, através do Departamento de Relações Empresariais - DIREP, tem atuado em sintonia com as demandas sociais no campo da extensão, através da oferta de cursos de Educação Profissional de Nível Básico, promovendo assim a qualificação, capacitação e recapacitação da mão-de-obra necessária ao desenvolvimento sócio-econômico regional, pela prestação de serviços e consultorias tecnológicas, fomento a estágios curriculares, implementação de parcerias com instituições públicas, privadas e organizações não-governamentais, adoção de programas de intercâmbio internacional, além de outras ações ligadas à participação ou realização de eventos técnicos, científicos, culturais ou esportivos.

Como agente de fomento e apoio ao desenvolvimento educacional, científico e tecnológico, o DIREP é um órgão ligado diretamente à Diretoria Geral e tem por missão promover o intercâmbio entre o CEFET-BA e a comunidade externa, visando atender plenamente as demandas sociais. Sendo assim, o papel do Departamento é tornar-se um interlocutor da Instituição com a sociedade, ouvindo as suas necessidades, subsidiando a comunidade interna, em especial a área acadêmica, e dinamizando a produção de pesquisas aplicadas e serviços para atender as necessidades identificadas.

A ação extensionista é, portanto, indispensável para uma maior integração da instituição de ensino com as entidades produtivas. Caracteriza-se por sua natureza interdisciplinar e inserção dos diversos setores acadêmicos e administrativos da instituição, bem como pela capacidade de operacionalizar a relação teoria-prática, promovendo a troca entre os saberes acadêmico e popular.

 

Rua Emídio dos Santos, S/N - Barbalho Ed. da Administração - 1º Andar
Funcionamento: Horário comercial
direp@cefetba.br



Extensão