rabelo@ifba.edu.br

Estudantes do IFBA participam da FEBRACE 2024

26/02/2024

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia acontece em São Paulo, em março, e conta com trabalhos de estudantes dos campi Camaçari, Feira de Santana e Salvador.

Estudantes dos campi Camaçari, Feira de Santana e Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) participarão da FEBRACE 2024, que acontece de 18 a 22 de março, no Inova USP – Campus da USP, em São Paulo.

A FEBRACE busca:
(1) estimular o interesse em Ciências e Engenharia em jovens da educação básica através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores;
(2) engajar professores no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas; e
(3) aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades.

A FEBRACE, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, é um programa de talentos em ciências e engenharia para estimular a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil. Reúne estudantes de todo o Brasil e realiza uma grande mostra de projetos científicos e tecnológicos.

A Feira conta com lista de categorias e subcategorias, baseada na Tabela de Áreas e Sub-áreas do Conhecimento da Fapesp, que abrange: Ciências Agrárias, Ciência Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciência Sociais Aplicadas e Engenharia.

A equipe de Feira de Santana, vencedora da Oficina de Ideação e do Desafio de Inovação do IFBA, apresentará a Econs - um Futuro mais Sustentável, que consiste num aplicativo com o objetivo de tornar a sustentabilidade uma prática cotidiana. O aplicativo visa contribuir para a preservação do planeta, incentivando a reciclagem e oferecendo recompensas na forma de cripto-moeda Econs e créditos de carbono.

No Campus Camaçari, o trabalho de pesquisa Do cafezinho ao carvão ativado: usando borra de café para tratar efluentes têxteis aborda uma forma sustentável de utilizar um resíduo descartado nos aterros sanitários para remover contaminantes de efluentes industriais.

Já o projeto Estado, Projetos de Desenvolvimento Industrial e Transposição dos camponeses durante a construção da Barragem Pedra do Cavalo, também do Campus Camaçari, buscou estudar os impactos sociais, econômicos e ambientais causados por grandes obras de infraestrutura no Brasil, que apesar de se apresentarem como soluções para o desenvolvimento, causam marcas significativas na população e no meio ambiente.

No Prêmio Professor Destaque da Febrace 2024 a professora de Física Rafaelle da Silva Souza, do IFBA campus Salvador, foi indicada como uma das 10 finalistas. O prêmio tem como objetivo reconhecer o trabalho dos professores que orientam e acompanham estudantes que realizam projetos de ciências ou de engenharia. Rafaelle orientou o projeto de extensão intitulado TechPark: Divulgação de Tecnologias Assistivas para Parkinson, realizado pela aluna Dalila Lima Dourado de Andrade, do segundo ano do curso técnico de Mecânica, que também é finalista de projetos.

 

Os projetos

ECONS - UM FUTURO MAIS SUSTENTÁVEL

Equipe: Lucas da Costa Ramos , Jacson Bacellar Bitencourt , Débora Gonçalves Azevedo , Emanoel Igor da Silva Oliveira (Orientação) , Raimundo Carvalho Rabelo Filho (Coorientação)
IFBA - Campus Feira de Santana
Área: Ciência da Computação

DO CAFEZINHO AO CARVÃO ATIVADO: USANDO BORRA DE CAFÉ PARA TRATAR EFLUENTES TÊXTEIS

Equipe: Caio Nunes Santana, Emily Kanashiro da Hora, Alana Carolina da Costa França, Luciene Santos Carvalho (Orientação)
IFBA - Campus Camaçari
Área:  Química

CONSTRUÇÃO DA BARRAGEM PEDRA DO CAVALO.

Equipe: Camily Guimarães Carvalho, Caroline Santos da Paz, Igor Gomes Santos (Orientação)
IFBA - Campus Camaçari
Área: História

TECHPARK: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA O PARKINSON

Dalila Lima Dourado de Andrade , Rafaelle da Silva Souza (Orientação) , Rayane da Silva Souza Barbosa (Coorientação)
IFBA - Campus Salvador
Área: Física