rabelo@ifba.edu.br

Acesso discente

Visual Studio Code
Notepad++
Dev-C++
VisualG
XAMPP
Adobe Reader
StarUML

Visual Studio Code

Editor de código-fonte para Windows, Linux e macOS. Ele inclui suporte para depuração, controle Git incorporado, realce de sintaxe, complementação inteligente de código, snippets e refatoração de código.

Notepad++

Editor de texto e de código fonte de código aberto sob a licença GPL. Suporta várias linguagens de programação rodando sob o sistema Microsoft Windows. O Notepad++ é distribuído como um Software livre.

Dev-C++

Ambiente de desenvolvimento integrado livre que utiliza os compiladores do projeto GNU para compilar programas para o MS Windows. Suporta as linguagens de programação C e C++, e possui toda a biblioteca ANSI C.

VisualG

Ambiente que permite criar, editar, interpretar e que também executa os algoritmos em português estruturado (portugol) como se fosse um “programa” normal de computador.

XAMPP

Servidor independente de plataforma, software livre, que consiste principalmente na base de dados MySQL, o servidor web Apache e os interpretadores para linguagens de script: PHP e Perl.

Adobe Reader

Software que permite que o usuário do computador visualize, navegue e imprima arquivos no formato PDF (tipo de arquivo é muito comum em documentações gerais).

StarUML

Ferramenta open sourve para desenvolver diagramas padrões: Classe, Objeto, Caso de Uso, Componente, Implantação, Estrutura Composta, Sequência, etc, de forma rápida e eficiente.