Sustentabilidade, Desenvolvimento Regional e Recursos Naturais Portal IFBA

O seminário

A medida que a sociedade atual amplia seus padrões de consumo, o tema sustentabilidade e suas relações com o desenvolvimento e com a preservação de recursos naturais tem se tornado assunto de estudo e discussão em varias áreas.
O consumo global de bens e serviços foi duas vezes maior em 1997 do que em 1975, e se multiplicou por seis desde 1950. Mesmo assim um bilhão de pessoas não podem satisfazer suas necessidades básicas, evidenciando as condições de desigualdade nas quais a humanidade esta imersa. Segundo a ONU, 60% dos bilhões de habitantes dos países em desenvolvimento não têm acesso à infraestrutura básica: 1/3 não tem acesso a agua potável, 1/4 não tem moradia digna, 1/5 não dispõe de serviços médicos e sanitários. Além disso, 1/5 das crianças desses países passa menos de 5 anos na escola e uma proporção semelhante vive em permanente subnutrição.
Mas não basta estimular o desenvolvimento, é preciso atrelar o desenvolvimento à sustentabilidade. Sob o aspecto ético, não se aceita mais que o desenvolvimento exponha o patrimônio natural a formas de exploração que aumentem as diferenças socioeconômicas, esgotem os recursos naturais e poluam os espaços naturais e construídos, sem pensar nas gerações futuras. Ao contrario precisa-se de uma sociedade sustentável que atenda as necessidades sociais de toda a população inclusive a dos excluídos com igualdade e justiça.
Para refletir acerca desses temas, Instituto Federal da Bahia (IFBA) convida profissionais, pesquisadores e professores de diferentes áreas do conhecimento, estudantes de graduação ou pós-graduação a participarem do Seminário: Sustentabilidade, Desenvolvimento Regional e Recursos Naturais.
O evento tem como objetivo proporcionar o debate sobre as relações entre sustentabilidade, desenvolvimento regional e recursos naturais, evidenciando limites e possibilidades do desenvolvimento ambientalmente responsável. Para tanto, o evento contará com a realização de palestras, mesas redondas e, sobretudo, apresentação de trabalhos nas modalidades de comunicações orais e pôsteres. Dentre as palestras previstas estão a de pesquisadores do Centro de Desenvolvimento sustentável da UNB, da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, do Projeto Baía de Todos os Santos, dentre outros.
O seminário ocorrerá entre os dias 29 e 31 de outubro de 2012, no Auditório do Campus Salvador do IFBA, no bairro do Barbalho, em Salvador, Bahia. O evento é fruto da parceria de pesquisadores do IFBA, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) para o desenvolvimento de estudos sobre as relações entre sustentabilidade, desenvolvimento local e recursos naturais. Tem o apoio do Doutorado Multidisciplinar e Multiinstitucional em Difusão do Conhecimento.

O seminário faz parte das atividades da Semana Kirimurê 2012 e das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFBA.