Reflexão múltipla de ondas numa corda finita

Um trem de ondas harmônicas é injetado numa corda finita e vai sendo refletido múltiplas vezes. A animação mostra as superposições de todos os trens progressivos (em vermelho), de todos os trens retrógrados(em verde), e a soma de todos(em azul), que representa a deformação da corda.

Observe que para o pulso duplamente refletido interferir construtivamente com o pulso incidente eles precisam estar em fase. A ida, a volta e as duas reflexões devem afetar a fase do pulso em um múltiplo inteiro de 2p (ambas extremidades fixas). Para que essa condição seja satisfeita, o comprimento de onda tem de caber um número inteiro de vezes num comprimento o dobro do da corda. Se isso acontecer, a amplitude da oscilação crescerá indefinidamente (sistema sem atrito).

É possível representar a situação da corda em qualquer instante no inervalo entre 0 e 10 s. Através do botão "parâmetros" é possível modificar o conteúdo da caixa "t(s)" que mostra o instante de tempo da animação, e mostrar o comportamento da onda a partir daí.