Geração de ondas harmônicas numa corda esticada

Atenção: o deslocamento vertical dos elementos da corda é um tanto exagerado nesta simulação.

Este programa simula a geração e a propagação de ondas harmônicas numa corda esticada. A corda é representada por 100 partículas de massa discretas, as bolinhas, ligadas por molas sem massa, que não são mostradas.

Na situação inicial as partículas estão em equilíbrio, com todas as molas tensionadas igualmente. As ondas são geradas pelo movimento da extremidade esquerda da corda, que oscila harmonicamente com freqüência f definida pelo usuário e amplitude fixa. O comprimento da corda é tomado como 1 m. O usário define a densidade m e a tensão T da corda. O usuário também define a situação do extremo direito da corda como fixo ou livre para oscilar verticalmente, na caixa de seleção "extremo livre". A caixa de seleção "desenhar trajetórias" quando marcada faz com que as posições sucessivas das bolinhas sejam desenhadas e não apagadas, deixando o rastro das bolinhas desenhar as envoltórias das ondas estacionárias.

O botão "começar" põe o tempo da simulação em curso, habilitando o botão "liga" do gerador de freqüências. O gerador pode ser ligado ou desligado como se queira com os botões "liga" e "desl.". Os botões "parar" e "continuar" paralizam ou retomam o curso do tempo, e o botão "terminar" acaba a simulação em progresso, retornando a corda virtual à situação inicial.

O botão "parâmetros" habilita a mudança dos valores das caixas de texto correspondentes aos parâmetros do modelo. Após fazer a alteração, pressione "aceitar" ou "cancelar" para voltar à simulação.