O appletRessonadorDeHelmholtz

Parâmetros geométricos do oscilador:

·         Volume V do oscilador (esférico), diâmetro d e comprimento L do gargalo.

As proporções da figura apresentada são funções dos valores geométricos escolhidos.

·         A figura representa o raio do volume esférico, o diâmetro e comprimento do gargalo numa mesma escala, na qual a tela representa uma área de 30 x 20 cm2.

·         O retângulo azul representa o ar que está inicialmente contido no gargalo.

Atividade: Modifique os valores dos parâmetros geométricos e observe a variação das proporções da figura em função dos valores escolhidos.

Parâmetros físicos do ar e da fonte sonora:

·         Densidade r e viscosidade h do ar, velocidade c de propagação do som no ar, intensidade I e freqüência w do som.

O programa usa os valores dos parâmetros geométricos e físicos introduzidos para calcular e apresentar nas caixas de saída de texto os seguintes parâmetros e constantes:

·         Amplitude da variação da pressão sonora a partir da intensidade.

·         Parâmetros análogos elétricos - inertância, resistência e capacitância acústicas.

·         Parâmetros do oscilador harmônico - freqüência natural, tempo de relaxação, fator de qualidade.

Atividade: Modifique os valores dos parâmetros físicos e observe os cálculos feitos e apresentados pelo programa nas caixas de saída de texto. Ir para o Applet.


Simulação do movimento de um ressonador de Helmholtz.

Observe o movimento do retângulo azul que representa o ar contido no gargalo:

·         A intensidade do som definida inicialmente pelo programa é muito alta (120 dB). Isso acarreta um movimento com amplitude muito elevada, que se afasta muito da aproximação linear; portanto, o movimento que você vai ver quando começar a simulação não representa a situação física correspondente aos parâmetros – mas serve para demonstrar o movimento de forma mais visível do que se tivéssemos intensidades mais baixas.

·         A variação da cor do interior do ressonador indica a variação da pressão interna, vermelho representando aumento e azul diminuição.

·         Teste o movimento com diferentes valores da freqüência do som externo, e evidencie o fenômeno da ressonância.

·         Observe a existência de um período inicial no qual o movimento do ressonador é muito irregular (período transiente), até se estabelecer oscilando com a freqüência do som externo (regime permanente). Ir para o Applet.